13 de set. de 2008

O que nos leva a Gostar de uma música?

Vou falar aqui as duas perguntas que todos ou muitos já fizemos a si próprios, é pouco provável que tenham achado a resposta de imediato.

Porque você gosta desta Musica?
O que levou você a gostar dela?


Pois é, essas perguntas quase sempre têm estas respostas:

A Porque sim.
Sei lá, gosto porque é legal.


Mas, está errada esta resposta.
Na verdade por que gostamos desta ou aquela música?

Mas os reais motivos podem ir mais a fundo.
Quando ouvimos a musica pela primeira vez, geralmente é o ritmo que logo nos chama a atenção, se ele é interessante, agradável ou não aos nossos ouvidos. Então, a partir daí iremos prestar atenção no segundo sentido básico da música. Muitas vezes decisivo: [b] A letra[/b].
Mas... O que é a letra? Um punhado de palavras feitas para acompanhar a melodia?
Sim e não. A letra pode parecer um elemento aparentemente simples, mas que de vez em quando, pode gerar uma tremenda controvérsia e resultar numa grande dor de cabeça para o artista que a gravou.
Isso por que a letra pode mudar completamente a visão que eu ou você temos de determinada canção. Especialmente as estrangeiras. Quantas vezes você pegou uma tradução de uma musica e leu e fez esse comentário ou parecido “putz! Isso nunca passou pela minha cabeça!” Ou “nossa... não tem nada a ver com o ritmo”.
Ou seja, chegara num momento que veremos que as letras variam de cada artista. As letras poderão ser tão simples que duvidamos que ele escreveu ou tão complexas que não entendemos seu verdadeiro significado. Para alguns as letras vão dizer nossa essa musica é uma obra de arte e essa um lixo. Dependendo do estilo adotado pelo artista isso pode ser corriqueiro ou enfadonho.
Num mercado competitivo como o musical, o maior trunfo de um artista é a criatividade. Alem de inovar o som, terão que ser muito criativos com ótimas letras para poder se destacar.

Ou seja, a conclusão!
As maiorias das pessoas vão gostar de uma musica pelo ritmo e pela letra. Se for bom fazem sucesso, se não forem paciência aos grupos. É correr atrás e fazer musicas melhores da próxima vez.

Nenhum comentário: