10 de set. de 2008

II Guerra Mundial (Companhia de Heróis)

O 506º Regimento de Infantaria Pará-quedista é um regimento americano de infantaria pára-quedista voluntária, parte da divisão 101ª Divisão Aerotransportada, criado pouco depois dos Estados Unidos entrarem na II Guerra Mundial.
O regimento continha nove companhias, entre as mais famosas a "Able", a "Backer", a "Dog", a "Easy", a "Fox", entre outras.
Seus combatentes foram treinados no Campo Tocooa, na Geórgia, seu comandante era o coronel Sink.
O primeiro combate que participaram foi na madrugada de 6 de junho de 1944, no famoso Dia D, o seu objetivo era aterrar na Normandia atrás das linhas inimigas, tomar uma bateria de canhões em Sainte-Marie-du-Mont, proteger as saídas sul da praia Utah, as norte de Omaha e tomar a cidade de Carentan. Seus objetivos foram completados, apesar dos erros de aterragem devido a alta concentração de armas antiaéreas nazistas na região.
Depois que os exércitos aliados libertaram a França, o regimento foi designado para fazer uma ruptura nas linhas de defesa alemãs concentradas na Holanda, eles teriam de fazer uma brecha de Eindhoven até Arnhen, para que os blindados britânicos pudessem prosseguir, a operação ficou conhecida como Market Garden.
Mas quando os jovens pára-quedistas alcançaram a cidade, encontraram muita resistência, e tiveram de retroceder, a operação falhara. Após a derrota, os exércitos aliados conseguiram ocupar a região da Bélgica e da Holanda, e no inverno 16 de dezembro de 1944, os exércitos alemães realizaram uma contra ofensiva na Bélgica, na floresta das Ardenas, no primeiro dia avançaram cerca de 80 km. nas linhas de defesas aliadas. Havia uma cidade chamada Bastogne, era o entroncamento chave para as Ardennes, os alemães queriam tomá-la, a divisão que a defendia foi rechaçada, então a 101st Airborne e o regimento 506 foram designados para defender a cidade crucial para a batalha. A divisão ficou cercada, sem comida, sem munição e sem hospitais, mas resistiram até a chegada dos blindados, após isso tiveram de expulsar os alemães da Bélgica. E o fizeram.
Depois invadiram o norte da Alemanha, tomaram o "ninho da águia" de Hitler e acamparam nessa região até o fim da guerra.
O regimento ficou famoso pelos atos de coragem realizados por seus integrantes, como em casos não registrados em que soldados escalaram tanques alemães e jogara granadas dentro deles, a companhia que mais se destacou na segunda guerra foi a "Easy" sob o comando de Richard Winters, seus soldados foram os mais condecorados do regimento, a companhia "Easy" foi conhecida também como "a companhia de heróis".
Após a segunda grande guerra, participaram da Guerra do Vietnã, Guerra do Golfo, e em 2004 na Guerra do Iraque.

Nenhum comentário: